30 Oct

A DISPONIBILIDADE DO ENSINO À DISTÂNCIA

A disponibilidade do ensino à distância levou a uma maior diversidade no tipo de aluno, o que
é um desafio fundamental para a oferta de programas online ( Connolly et al. , 2005;
Lorenzetti, 2005; e Lake, 1999 ), já que os alunos do ensino superior usam uma ampla
variedade de estilos de aprendizagem. Lynch (2004) sugere que os alunos auditivos têm um
bom desempenho em palestras tradicionais, enquanto aqueles com um estilo de
aprendizagem visual preferem a Internet. No entanto, muito do ensino online pode ‘cair na
armadilha da abordagem’ tamanho único ‘( Wall et al. , 2006 , p.1).
https://www.unoeste.br/ead/polos-de-apoio/ms/tres-lagoas
A habilidade de design de
cursos para ensinar adultos está, portanto, em ‘encontrar maneiras alternativas de transmitir
informações e idéias’ ( Rogers, 2001, p.22). Isso é especialmente preocupante em um
ambiente de ensino à distância, onde há potencial para o isolamento intelectual do aluno
devido à falta de um grupo para desenvolver ideias.
A motivação é o fator mais importante para uma aprendizagem eficaz de acordo com Rogers
(2001) . A motivação é, portanto, importante para todos os alunos, seja estudando em cursos
presenciais tradicionais ou a distância ( Rovai et al. , 2007 , e Whiting et al. , 2008